Fórum do Instituto Educacional Apogeu
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novas Formas de Energia.

+4
Luiz Augusto
Gustavo,R9
Heyla
Diego Sousa
8 participantes

Ir para baixo

Novas Formas de Energia. Empty Novas Formas de Energia.

Mensagem  Diego Sousa Ter Fev 02, 2010 1:27 pm

Tô postando aqui o que o Túlio pediu, mas nao é só novas formas de energia nesse video legal, mas também o aproveitamento das outras opções possíveis. As afirmações desse video são assustadoras quando comparadas ao normal affraid

http://tecstand.com/blog/energia/energia-limpa-real/
Diego Sousa
Diego Sousa

Mensagens : 13
Data de inscrição : 01/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Formas de Energia. Empty Novas Fontes de Energia

Mensagem  Heyla Ter Fev 02, 2010 3:58 pm

Cientistas apontam hidrogênio como fonte de energia do futuro

Em menos de 20 anos, e diante da crise do petróleo e do aquecimento climático, o hidrogênio poderá se tornar a fonte de energia do futuro, com usos tão díspares que iriam do telefone celular à calefação, passando pelos transportes, segundo cientistas franceses.

Pode-se produzir hidrogênio a partir de uma grande variedade de fontes, entre elas o gás natural, o carvão ou a água. Além disso, esta fonte de energia apresenta a vantagem de não produzir gases que provocam o efeito estufa e podem ser usados no setor de transporte. As desvantagens são os custos de produção e à criação de infra-estruturas de transporte, armazenamento e distribuição.

As pesquisas sobre o hidrogênio como futura fonte de energia estão muito avançadas em países como Japão, Alemanha e Estados Unidos.

Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=35088

Heyla

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Formas de Energia. Empty Re: Novas Formas de Energia.

Mensagem  Gustavo,R9 Ter Fev 02, 2010 4:08 pm

Se uma pessoa cavasse um buraco na crosta terrestre em direção ao núcleo incandescente que, segundo se calcula, tem cerca de 4 mil graus Celsius, a temperatura aumentaria em média cerca de 30 °C a cada quilômetro cavado. No entanto, o calor da Terra está mais facilmente disponível às pessoas que moram perto de fontes termais ou de fendas vulcânicas. Água ou vapor quentes produzidos por pontos quentes na crosta terrestre são usados em 58 países para aquecer lares ou gerar eletricidade. A Islândia utiliza usinas geotérmicas para atender cerca da metade de suas necessidades de energia. Outros países, como a Austrália por exemplo, consideram a possibilidade de extrair energia das vastas regiões de rochas quentes e secas, apenas alguns quilômetros abaixo da superfície terrestre. A revista Australian Geographic noticia: “Alguns pesquisadores acreditam que, bombeando água até a fonte do calor e depois usando a água quente para fazer girar turbinas, à medida que esta volta à superfície sob pressão muito alta, é possível gerar energia por décadas — até mesmo por séculos.”

http://www.watchtower.org/t/20050308/article_03.htm cheers cheers
Gustavo,R9
Gustavo,R9

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Formas de Energia. Empty Novas Fontes de Energia

Mensagem  Luiz Augusto Ter Fev 02, 2010 5:27 pm

Célula ou pilhas a combustível
A idéia básica de uma célula a combustível é converter hidrogênio e oxigênio em água (queima), gerando diretamente eletricidade. Isso é possível injetando-se os dois gases em eletrodos porosos especiais. O rendimento dessas pilhas é muito alto e energia elétrica pode ser obtida em quantidade. As células a combustível foram utilizadas pela primeira vez para fornecer energia elétrica para as naves espaciais tripuladas em diversos vôos e suas vantagens logo se tornaram evidentes.

Prós: As grandes vantagens dessas células estão no fato de que o combustível hidrogênio é muito fácil de obter, existindo em grande quantidade na natureza e que o produto de sua queima é a água que não polui, muito pelo contrário, é um produto limpo útil.

Contras: A desvantagem está ainda no preço e tamanho. Além de serem grandes e pesadas elas são caras. Somente agora é que algumas empresas conseguiram fazer células suficientemente pequenas para alimentar motores elétricos de carros, mas eles ainda são caros.

http://www.gazetapenhense.com.br/materia.php?materia_id=1132

Luiz Augusto

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Formas de Energia. Empty Re: Novas Formas de Energia.

Mensagem  bellitia Ter Fev 02, 2010 6:29 pm

Energia das marés e das ondas: obtem-se através das variações das marés. É necessário instalar turbinas nos oceanos.


Vantagem: possui um potencial de mais ou menos 80 000 terrawatts-hora por ano. Isso pode ser entendido como metade do consumo total do planeta ao ano.

Desvantagens: Poucos locais são propícios a esse tipo de instalação de turbinas.

(essa energia eu nao conhecia ainda, por isso postei)

bellitia

Mensagens : 20
Data de inscrição : 01/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Formas de Energia. Empty Re: Novas Formas de Energia.

Mensagem  Cristiana Qua Fev 03, 2010 12:12 pm

ENERGIA TÉRMICA DOS OCEANOS
A diferença de temperatura das águas profundas e águas que ficam na superfície pode ser usada para fazer um armazenamento de energia solar e gerar energia elétrica.

A diferença de temperatura faz um movimento em tubos circulares. Isso ocorre em lugares fechados, conectados a turbinas que estão ligadas em geradores, produzindo energia elétrica. Uma vantagem dessa energia é que elas são renováveis, e uma desvantagem é que o custo é muito alto.
Cristiana
Cristiana

Mensagens : 26
Data de inscrição : 03/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Formas de Energia. Empty Re: Novas Formas de Energia.

Mensagem  Cristiana Qua Fev 03, 2010 12:19 pm

Energia Geotérmica

A energia geotérmica é gerada pelo calor das rochas do subsolo. No subsolo as águas dos lençóis freáticos são aquecidas, e então, são utilizadas para a produção energia.

A desvantagem é que a extração dessa energia só é possível acontecer em poucos lugares (perto de vulcões). Além disso, é muito caro perfurar a terra para chegar nas rochas aquecidas.
A vantagem é que liberam relativamente menos gases poluentes para a atmosfera que outras fontes de energia não renováveis. Very Happy
Cristiana
Cristiana

Mensagens : 26
Data de inscrição : 03/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Formas de Energia. Empty Árvores Artificiais

Mensagem  Luana Amaral Qui Fev 04, 2010 4:56 pm

A empresa Solar Botanic está investindo em um projeto que visa transformar árvores artificiais em geradores de energia. Esse processo só é possível porque as folhas dessas árvores (chamadas de nanofolhas) são feitas especialmente para capturar a energia do sol tanto radiante quanto térmica. Além disso, o movimento proporcionado pelo vento ou pela chuva aciona sensores capazes de transformar a agitação mecânica em eletricidade. Uma cobertura com as plantas solar-eólicas de 6 metros quadrados será suficiente para gerar eletricidade para abastecer uma residência.
O projeto é um meio super inovador de se obter energia, e o que falta para que ele se concretize são investidores.

=)

Luana Amaral

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Formas de Energia. Empty Re: Novas Formas de Energia.

Mensagem  Gabi Ter Mar 02, 2010 9:20 pm

A energia Biomassa

A biomassa é o material que normalmente imaginamos como lixo. São restos e sobras de toda a espécie: árvores mortas, ramos de árvores, restos de relva cortada, cascas de árvores e serradura que sobram nas carpintarias, sobras de colheitas, cascalho e pedras miúdas das habitação, produtos de papel e outros objectos que deitamos fora. A biomassa pode ser aproveitada para produzir electricidade reduzindo a necessidade de recorrer a outras fontes de energia. Na Califórnia, a biomassa é responsável pela produção de 2,77% de toda a energia eléctrica. O uso da biomassa não contribui para o aquecimento global da Terra. As plantas usam e armazenam bióxido de carbono enquanto crescem, depois ele é libertado quando queimamos as plantas. Assim, termina-se o ciclo de armazenamento do bióxido de carbono. Este gás em quantidades excessivas provoca o efeito de estufa ou o aquecimento global do planeta. A grande vantagem da biomassa é que pode ser reutilizada e transformada noutros produtos como o papel e fertilizantes; acumula-se menos lixo nas lixeiras e é necessária menos terra para depositar o lixo. A biomassa é amiga do ambiente porque pode ser reduzida, reciclada e reutilizada. Hoje em dia descobrem-se novas formas de a usar, por exemplo, para produzir um álcool especial que serve de combustível para os carros. Outra maneira de usar a biomassa é transformá-la em gases inflamáveis cujo objectivo é a produção eléctrica.

Gabi

Mensagens : 13
Data de inscrição : 01/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Formas de Energia. Empty Re: Novas Formas de Energia.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos