Fórum do Instituto Educacional Apogeu
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Porque a bola faz curva?

5 participantes

Ir para baixo

Porque a bola faz curva? Empty Porque a bola faz curva?

Mensagem  Lucas Qua Fev 10, 2010 1:09 pm

Mesmo princípio da asa de um avião: na parte de baixo da asa, o ar passa mais lentamente, exercendo uma pressão maior (então, bastante força de baixo para cima), enquanto que a parte de cima força o ar a passar com mais velocidade, gerando menos pressão (pouca força para baixo). Como a pressão de baixo para cima é maior, o avião é capaz de voar.

Agora voltemos à bola, o jogador acabou de chutá-la em direção ao gol. Nessa bola imagine um eixo na vertical passando pelo centro dela, em torno do qual a bola gira.

Laterais da bola: como a bola está girando e "viajando", note que a superfície nas laterais da bola estão em velocidades diferentes em relação ao ar, um lado vai estar devagar (translação - rotação) e o outro rápido (translação + rotação). Digamos que o lado esquerdo esteja com uma velocidade menor. Teremos uma pressão grande empurrando a bola para a direita, e uma menor empurrando ela para a esquerda do outro lado. Por consequência, notaremos que essa bola irá descrever uma curva para a direita.

Pesquisa=google
Lucas
Lucas

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a bola faz curva? Empty Porque a bola faz curva ?

Mensagem  Ana Carolina Silveira Qua Fev 10, 2010 6:22 pm

Porque a bola faz curva? Didi

Em Física, acelerar significa alterar o vetor velocidade em intensidade ou em direção/sentido. Assim, para a bola ou qualquer corpo ganhar velocidade, aumentando a rapidez com que se move, precisa sofrer força a favor do movimento. Ao contrário, para brecar, é necessária uma força contra o movimento. Finalmente, para fazer curva, tem que haver uma força resultante R para dentro da própria curva, na direção perpendicular à do movimento (ou do vetor velocidade V), também chamada de direção radial. Esta resultante que aponta para dentro da curva é o que costumamos chamar de Resultante Centrípeta.

O efeito de subir e descer da bola, fazendo uma curva num plano vertical, é facilmente explicado pela força da gravidade. Mas quando a bola faz uma curva para a direita ou para a esquerda do jogador que a chutou, aí parece mais um “efeito fantasma” do que Física! Isso porque surge uma pergunta aparentemente sem resposta: “Quem puxou ou empurrou a bola na direção do movimento lateral?” Em outras palavras, “quem fez o papel de Resultante Centrípeta, acelerando o corpo na direção radial?”

A resposta é o ar.

Fonte : http://professorpaulao.com/site/?p=69

Ana Carolina Silveira

Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a bola faz curva? Empty pq a bola faz curva

Mensagem  juninho Qui Fev 18, 2010 3:53 pm

porque a bola faz curva.
a bola faz curva devido ao vento, se a vento vindo de um lado a bola ira fazer uma curva para esse mesmo lado,que o vento esta indo.
Mas pode ser tambem devido a pressao do ar, se esta é mais forte de um lado do que o de outro a bola ira fazer uma curva para o lado em que a pressao do ar mais forte esta empurrando.

juninho

Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a bola faz curva? Empty Por que a bola faz curva.

Mensagem  Maria Clara Sex Fev 19, 2010 9:01 pm

Ao ser chutada, a bola recebe uma força que vence a resistência do ar e da gravidade indo para frente e subindo. Quando essa força diminui, a bola começa a cair fazendo uma trajetória curvilínea.

Maria Clara

Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a bola faz curva? Empty Porque a bola faz curva?

Mensagem  Malu Seg Fev 22, 2010 4:45 pm

A bola faz curva, porque ela recebe uma pressão maior em uma certa parte dela logo em que é lançada pelo jogador, o ar passa mais lentamente, exercendo uma pressão maior para bola girar ainda mais fazendo uma curva, enquanto que na outra parte o ar passa com mais velocidade, gerando menos pressão.

Basta olhar no lado da bola como ela está girando e, percebemos que a superfície nas laterais da bola estão em velocidades diferentes em relação ao ar, há um lado que está mais devagar e o outro rápido(translação+rotação). Se um lado está com uma velocidade menor teremos uma grande pressão empurrando a bola para o lado contrario a este. Por consequência, notaremos que essa bola irá fazer uma curva para o lado com menor pressão.

Malu

Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/02/2010
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Porque a bola faz curva? Empty Re: Porque a bola faz curva?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos